Não pude resistir... (refiro-me ao título)
Falando a sério, há momentos em que tenho vontade berrar quando o César das Neves abre a boca. No entanto esses momentos envolvem referências à Virgem. A verdade é que o Professor fala muito bem quando fala sobre economia, que era aquilo a que a imprensa se devia de limitar a perguntar-lhe. Por isso deixo aqui o
link para a recente contribuição dele em relação aos nossos problemas orçamentais.
Há pouco a acrescentar ao que ele diz. Talvez a única contribuição que eu posso fazer é explicar o básico do porquê do governo não ter chamado o FMI, ou mais propriamente do porquê que ninguém gosta de chamar o FMI.
Quando os políticos estam em campanha, a principal mensagem deles é que possuem a capacidade, os "skills" para governar. Não só isso, mas como vivemos em democracia, eles têm de nos convencer que são melhores do que os fulanos no partido ao lado. Chamar o FMI, ou a UE, ou quem quer que seja é obviamente uma admissão de que tal não é verdade. É difícil fazer campanha quando se é o político que teve de pedir ajuda. Não mostra muita liderança. Principalmente depois de ter estado no governo durante 6 anos. É no entanto bastante mais fácil ser o recém eleito líder que descobre que o governo anterior tem andado a mentir, e que portanto tem de pedir ajuda. A culpa não é dele, e quando disse que era capaz de governar o país, referia-se a outro país. Daí que o PS português não pode exactamente fazer como o PASOK dos Gregos.